Pular para o conteúdo
Estado selecionado: SPTrocar estado
Manutenção preventiva em máquinas de sorvete – saiba mais
janeiro 11, 2022

A manutenção preventiva em máquinas de sorvete é um cuidado essencial para o bom funcionamento de quem atua nesse setor. Além disso, pode impactar não só na satisfação do cliente, mas também na lucratividade do seu negócio. 

Afinal, os processos rotineiros de limpeza e demais cuidados de prevenção, como substituição de peças gastas, por exemplo, ajudam a estender sua vida útil. Isso sem contar outros inúmeros benefícios.  

Conheça todos eles neste artigo. 

Mas, o que é manutenção preventiva? 

A manutenção preventiva é muito mais do que um programa para reparos. É uma excelente maneira de reduzir custos porque: 

  • Evita interrupções na produtividade e consertos, bem como compra de peças de reposição em regime de urgência; 
  • Aumenta a vida útil dos equipamentos; 
  • Amplia a eficiência operacional de seu empreendimento. 

Ao mesmo tempo, contar com equipamentos bem cuidados contribui para garantir a produção de produtos de qualidade e fornece um histórico do desempenho do maquinário. 

Em outras palavras, o resultado final de uma política eficaz de manutenção preventiva em máquinas de sorvete e outros equipamentos é a garantia de mais tranquilidade e produtividade para empreendedores do setor de food service 

Falta de manutenção em máquinas de sorvete gera prejuízo 

Primeiramente, paradas e falhas nos componentes de equipamentos geram prejuízos porque provocam queda ou interrupção por completo nas vendas. Isso se o problema não for tão grande a ponto de ser necessário substituir a máquina. 

Além disso, fazer reparos antecipados retarda o envelhecimento da máquina e conserva melhor peças e componentes, o que garante uma melhor rotina de trabalho. 

No caso de manutenção preventiva em máquinas de sorvete, vale destacar que a produção tem picos nas estações mais quentes – ainda que você venda sorvetes o ano todo 

Ou seja, se o equipamento não estiver devidamente calibrado, poderá não suportar períodos de maior demanda. 

Toda máquina de sorvete precisa de manutenção? 

A grande verdade é que nenhum equipamento dispensa cuidados preventivos. Afinal, são esses cuidados que prolongarão seu tempo de vida.  

Além disso, seguindo as recomendações de pessoal capacitado, a máquina alcançará o máximo de performance, sem comprometer sua vida útil. 

Ao mesmo tempo, manterá uma produção constante, gerando um número estável de sorvetes de qualidade para não perder nenhuma venda. 

Dica: para saber mais sobre produção X qualidade, confira como é realizado um teste de impacto no vídeo a seguir: 

Existem sinais de que o equipamento precisa passar por manutenção? 

Primeiramente, reforçamos que ao adotar a manutenção preventiva em máquinas de sorvetes você identifica falhas logo no começo, evitando que se transforme em problemas graves. 

Todavia, existem alguns sinais de que seu equipamento precisa de cuidados: 

  • Quedas de rendimento; 
  • Vazamento de mix ou sorvete; 
  • Aquecimento e barulho no equipamento; 
  • Máquina com vibração muito grande. 

Portanto, se você perceber esses problemas não demore em contatar a Top Taylor, pois temos equipes qualificadas para esse tipo de serviço. 

Procedimentos comuns em uma rotina de manutenção preventiva 

Somente o profissional de manutenção tem condições de avaliar e efetuar os devidos reparos no equipamento. Além disso, cada máquina tem seu histórico e suas necessidades específicas. 

Alguns procedimentos costumam ser comuns dentro de um programa de manutenção preventiva em máquinas de sorvete. Como por exemplo: limpeza, lubrificação e substituição de peças desgastadas. 

A equipe técnica da Top Taylor, empresa referência em equipamentos de food service tem 3 dicas básicas que colaboram para o bom funcionamento das máquinas. Acompanhe:

http://https://youtu.be/UGtBaJWMcmI

Dica 1 – Substituição de lâminas plásticas
Feitas para raspar as paredes do cilindro de congelamento, se as lâminas de raspagem estiverem cegas não rasparão o produto de forma suficiente da parede do cilindro de congelamento. O resultado será uma camada de produto congelado na parede do cilindro. 

Já uma lâmina em boas condições evita o desgaste do compressor, correias, motores e buchas. Além de otimizar o consumo de energia elétrica da máquina. 

Dica 2: Troca de anéis orings
Esses anéis garantem a vedação, evitando o vazamento de mix que pode causar danos como: migração do produto para o interior da máquina, diminuição do overrun e até a parada da máquina. 

O tempo para troca do kit de manutenção orings, depende do uso do equipamento. Contudo, de modo geral, deve ser feito a cada 3 meses. 

Dica 3: Lubrificação
A lubrificação deve ser diária, menos em modelos que possuem pasteurização. Nesses casos, a limpeza deve ser feita a cada 14 dias.  

Para isso, escolha um produto que não altere o sabor, sendo comestível e atóxico – caso de Taylor Lube, da Top Taylor.  

A não utilização deste item na limpeza aumenta o atrito nas borrachas, causando danos nas mesmas e ocasionando vazamentos internos e externos. 

Da mesma forma, esperar os componentes ficarem sem condições total de uso para a substituição, gera maior tempo de inatividade da máquina. Também pode aumentar o valor das peças a serem substituídas, por conta da compra de urgência. 

Benefícios da manutenção preventiva em máquinas de sorvete 

Manter o controle de seus equipamentos com o suporte de um cronograma adequado de limpeza e manutenção garante mais eficiência ao seu empreendimento. Mas existem outras vantagens: 

  • Mais produtividade para o seu negócio: uma máquina de sorvete em perfeito funcionamento garante a entrega de seu cardápio completo, o fluxo de pedidos e da sua lucratividade;  
  • Satisfação e fidelização dos clientes: se o seu produto é diferenciado e de qualidade, certamente atrai o público por isso. Então a manutenção preventiva para máquinas de sorvete garante que você tenha disponibilidade constante do seu produto; 
  • Maior eficiência econômica: quando seu equipamento funciona no ritmo certo, você mantém o fluxo de vendas e não desperdiça a produção com um equipamento parado por quebra. Além disso, evita gastos com o desgaste prematuro da máquina, com a compra de urgência de peça e maior consumo de energia, entre outros; 
  • Maior vida útil dos equipamentos: quanto mais tempo seu equipamento funcionar com o melhor índice de desempenho, maior é o retorno do seu investimento. 

Conte com um bom parceiro de manutenção preventiva em máquinas de sorvete 

Como você pode ver, a manutenção preventiva é a maneira mais eficiente para garantir o melhor desempenho para sua máquina de sobremesas geladas. 

Então, ao escolher o melhor parceiro em serviços de manutenção, eleve a eficiência de seu investimento contratando os serviços preventivos de uma empresa reconhecida no mercado, como a Top Taylor 

Desse modo, você vai garantir: 

  • Orientações adequadas sobre manutenção preventiva em máquinas de sorvete; 
  • Reparos precisos e rápidos, sem comprometer sua produtividade; 
  • Que as peças a serem substituídas tenham qualidade e preço justo; 
  • Atendimento em qualquer período do ano, acompanhado de relatório de manutenção – muito importante para os cuidados de seu equipamento.  

A Top Taylor, além de referência no mercado de food service, também é exemplo no atendimento pré e pós venda 

Nesse sentido, seu time de especialistas está preparado para oferecer total suporte e te ajudar a economizar tempo e dinheiro. E ainda poder se concentrar no que é mais importante: o sucesso de seu empreendimento. 

Clique e fale já com os especialistas em manutenção da Top Taylor!