Como conquistar clientes para meu restaurante novo?

como conquistar clientes

Atualmente o maior desafio para quem montou um restaurante não é só abrir as portas, mas descobrir como conquistar clientes de verdade. Não adianta esperar que eles apareçam por acaso.

É preciso entender o que eles querem, falar a língua deles e criar experiências que os façam escolher seu restaurante sempre. Se você sente que está tentando, mas ainda não sabe exatamente como dar o próximo passo, este texto vai abrir caminhos práticos para você sair do básico e realmente se destacar.

Então, vamos juntos desvendar as melhores estratégias para conquistar e fidelizar clientes, passo a passo.

Qual a melhor forma de conquistar clientes?

A melhor forma de conquistar clientes é combinar múltiplas estratégias, como marketing, experiência do cliente, atendimento, logística e produtos de qualidade. Ou seja, construir um negócio com foco no cliente e que busca a melhoria contínua.

A seguir, reunimos dicas que te ajudarão a atraí-los e encantá-los. Confira!

1.    Entenda quem é seu cliente ideal

Comece identificando seu cliente ideal, isto é: aquele que tem exatamente suas necessidades pelos produtos ou serviços ofertados pelo seu restaurante. Portanto, é ele que você deseja atrair e conquistar.

Para encontrá-lo, responda às seguintes perguntas:

  • Qual a idade e sexo dos meus clientes?
  • Como é a rotina deles?
  • Quais suas preferências alimentares (fitness, fast, gourmet)?
  • Quanto gastam com alimentação e restaurantes?
  • Em qual região eles moram?

2.    Use as redes sociais de forma estratégica

As redes sociais são grandes aliadas de um novo restaurante. E o motivo é simples: são uma vitrine gratuita e com alto poder de alcance, capaz de gerar curiosidade e instigar o consumidor a conhecer o seu negócio.

Sendo assim, aproveite-as de forma estratégica:

  • edite uma bio completa e atrativa;
  • esteja ativo nos stories, mostrando os bastidores;
  • use fotografias de qualidade dos pratos e produtos;
  • divulgue novidades no cardápio.

3.    Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a alma de qualquer empresa moderna; e um dono de restaurante precisa entender o básico desse universo. Aqui, estamos falando em contar histórias e se comunicar com o cliente por meio de vários formatos de conteúdo:

  • vídeos;
  • blog;
  • imagens;
  • mensagens por WhatsApp.

👉 Confira o checklist para ter um restaurante de sucesso!

4.    Crie promoções inteligentes

Você pode conquistar clientes criando promoções inteligentes, mas isso dependerá de um profundo conhecimento do seu cliente ideal. Descubra o que eles realmente valorizam e ofereça condições especiais, como:

  • compre 1 e leve 2;
  • descontos durante Happy Hour;
  • promoção exclusiva em um item do cardápio.

5.    Ofereça brindes e programas de fidelidade

Quem não gosta de brindes, não é mesmo? Quem está estudando como conquistar clientes não pode deixar de planejar algumas ações que ofereçam vantagens para os clientes, como:

  • ofereça a sobremesa para quem comprar determinado prato;
  • adicione a batata frita grátis ao lanche;
  • crie programas de fidelidade com bons brindes.

6.    Aposte em parcerias que geram valor

Ainda não acabou! O que acha de se unir a nutricionistas, fornecedores locais e até mesmo aplicativos de delivery para agregar ainda mais valor ao seu negócio?

As parcerias são uma forma de ampliar seu alcance no mercado e conquistar clientes que já se identificam com um serviço ou produto.

Quer um bom exemplo? Seu restaurante pode fazer uma ação de co-marketing com uma nutricionista da cidade. Ela monta seu prato favorito e você o divulga com esse apelo! 

7.    Eventos e ativações no ponto de venda

Pensando em como conquistar clientes? Então você também deve planejar ações que atraiam os clientes até o ponto de venda. Assim, eles podem conhecer de perto sua estrutura e criar um laço de confiança. Veja algumas opções:

  • mini degustações;
  • lançamento de um novo prato;
  • happy hour temático;
  • shows ao vivo.

8.    Prova social é seu maior cartão de visita

De acordo com a pesquisa do Reclame AQUI, 63% dos consumidores escolhem estabelecimentos com base nas avaliações de outros clientes em plataformas digitais. E 59% das pessoas leem as opiniões de outros clientes antes de comprar.

A melhor maneira de aproveitar esse comportamento a seu favor é divulgando os feedbacks e avaliações de seus clientes. Eles são uma poderosa prova social da qualidade do seu restaurante e, como vimos, têm muito valor para novos clientes.

9.    Tenha uma operação que encanta

Por fim, reúna todas essas dicas e se esforce para montar uma operação que encanta. Isso significa entender as necessidades do cliente e se esforçar para oferecer uma experiência incrível em toda a jornada de compra: do pedido à entrega.

O cuidado com os detalhes faz toda a diferença; e um restaurante que inaugura já com esse foco tem grandes chances de sucesso.

Como conquistar clientes com a ajuda da Top Taylor?

Saber como conquistar clientes é estar sempre um passo à frente, entendendo que não se conquista só com bons pratos, mas com experiência, cuidado e conexão real.

Com as estratégias certas, seu restaurante não será apenas mais um no mercado, mas o lugar que as pessoas escolhem para criar memórias.

A Top Taylor é líder do segmento de Food Service, e um parceiro estratégico para restaurantes que desejam oferecer boas experiências aos seus clientes. Fornecemos todos os equipamentos necessários para seu negócio operar:

  • chapas, tostadores e fritadeiras;
  • máquinas de gelo e linha de bebidas;
  • equipamentos para sorvetes soft, shake ou açaí;
  • ultracongeladores;
  • fornos;
  • produtoras de gelato e vitrines;
  • acessórios para transporte e organização.

Além disso, temos um suporte técnico de alto nível pronto para sanar dúvidas e garantir reparo e substituição rápida das peças necessárias.

Continue sua leitura entendendo tudo sobre gestão de restaurante e aumente seus lucros!