Pular para o conteúdo
Estado selecionado: SPTrocar estado
Aplicativo de delivery para restaurante: você precisa de um?
maio 14, 2021

O aplicativo de delivery para restaurante vem ganhando cada vez mais destaque no food service. Afinal, todo gestor conhece o desafio de conquistar clientes para consumir seus produtos.  

Especialmente agora que a pandemia causada pela Covid-19 exige novas maneiras de conquistar e atender os consumidores.  

Assim, a entrega de alimentos a domicílio passou a ser a saída para muitos estabelecimentos garantirem o faturamento.   

E os apps para delivery representam uma opção prática e rápida – tudo o que o consumidor moderno deseja.  

Contudo, quem trabalha com cozinha industrial pode se perguntar: é melhor um app já existente ou desenvolver seu próprio aplicativo de delivery para restaurante?  

Neste artigo vamos tratar desse assunto e, ao final, você terá condições de tirar suas próprias conclusões. Acompanhe!  

 Delivery cresce com a pandemia  

Em 2020, o serviço de delivery cresceu exponencialmente no Brasil e no mundo. Tanto que o site Statista apontou nosso país como destaque nesse segmento em toda a América Latina no ano de 2020.  

Segundo a empresa especializada em dados de mercado, sozinhos, os brasileiros foram responsáveis por quase metade do mercado: 48,77%. Seguidos do México (27,07%) e Argentina (11,85%).  

Basta observar à nossa volta para perceber que esse serviço, que já era utilizado, ganhou novos contornos com a pandemia. Expandiu o raio de ação e conquistou novos adeptos, exigindo dos gestores de cozinha industrial atenção ao tema.  

E quando pensamos em aplicativo de delivery para restaurante, não são apenas as grandes marcas que adotaram essa saída para os negócios. Os estabelecimentos menores estão fazendo uso dessa estratégia.   

Porque o app para delivery faz tanto sucesso   

Podemos comparar os apps para delivery com uma praça de alimentação, repleta de opções para a refeição.   

No entanto, ao invés de lojas físicas, os restaurantes estão no smartphone do consumidor. Com alguns cliques, ele escolhe o prato desejado e recebe no conforto de seu lar.  

Para os clientes, além da comodidade, há a praticidade e a possibilidade de experimentar sabores e serviços – quem sabe o seu?  

Já para os empreendedores, o aplicativo de delivery para restaurante representa oportunidades de negócios e lucro!  

Para isso, é preciso caprichar na comunicação e descrição de cada item do cardápio. Bem como preparar sua cozinha industrial para atender as demandas do app.  

Depois, é aguardar os pedidos e caprichar na elaboração do alimento e na entrega para fidelizar seus consumidores.  

Aderindo a um aplicativo de delivery para restaurante 

Como em outros pontos, o gestor da cozinha industrial precisa conhecer o funcionamento dessa tecnologia para avaliar se as regras atendem seus propósitos.  

Começando pelas vantagens, devemos lembrar que sua empresa se aproxima de um grande número de consumidores que usam o aplicativo constantemente.  

Outro ponto é que você não precisa se preocupar com entregas, já que muitos apps oferecem esse sistema.  

Contudo, existem algumas desvantagens no caso de aliar seu negócio às grandes redes de entrega.  

Primeiramente, a plataforma padroniza as apresentações, deixando todos os cardápios com o mesmo visual, sem que um se destaque dos demais.  

A concorrência também é grande, afinal há muitas outras cozinhas industriais presentes no aplicativo de delivery para restaurante. 

Além disso, há o pagamento de comissão e é preciso estar disposto a encarar condições e situações impostas pela empresa. Por exemplo, a adesão a promoções.  

Escolhendo essa opção, o caminho é pesquisar as plataformas disponíveis no mercado e escolher aquela que melhor atende as necessidades de seu food service.  

Aplicativo de delivery para restaurante: vale a pena ter um exclusivo? 

Vejamos agora as características de um aplicativo desenvolvido especialmente para sua cozinha industrial. Começamos pelas vantagens 

Nada de concorrer com outras empresas, o foco será exclusivo em seus produtos.  

Um aplicativo de delivery para restaurante próprio vai destacar suas cores, logomarca e seu cardápio. Assim, vai colaborar para o fortalecimento da marca.  

Outro benefício é que você ganha um canal de comunicação a mais para se aproximar de seu público, divulgar promoções, cupons e descontos próprios. Além disso, permitirá registrar o histórico da compra, enviando ofertas personalizadas mediante as preferências de cada cliente.  

Dessa maneira, a experiência do cliente é muito mais positiva, o que facilita o encantamento e fidelização do cliente.   

Todavia, há algumas desvantagens 

Primeiramente, o aplicativo de delivery para restaurante próprio exige investimento no desenvolvimento da plataforma, bem como em ações para divulgar o app. Diferente de apps conhecidos, que são uma imensa vitrine.  

Por fim, você precisará ter uma estrutura de entrega sob sua responsabilidade e garantir que ela funcione.  

Como ter um app próprio? Contrate uma empresa especializada nesse tipo de solução, mas antes pesquise bem para garantir a melhor relação custo-benefício.  

Preparando sua cozinha industrial para adotar o app de delivery  

Mas, não basta adotar um aplicativo de entrega. É preciso preparar sua cozinha industrial para uma operação eficiente voltada ao delivery.  

Assim, seu produto chegará de forma segura na casa do cliente, que poderá saborear uma deliciosa refeição.  

Nesse sentido, é essencial considerar três pilares básicos:  

  1. Qualidade: envolve todos os aspectos operacionais – da escolha dos ingredientes ao preparo, higiene, apresentação e entrega. Bem como o atendimento em geral;  
  1. Velocidade: ter pratos saborosos e atrativos não é suficiente: eles precisam chegar com agilidade na casa do consumidor. Por isso, a estrutura deve estar preparada para um atendimento ágil de ponta a ponta;  
  1. Padronização: oferecer pratos sempre com o mesmo sabor e apresentação, bem como a gramatura, é sinônimo de eficiência. É um passo importante para a fidelização dos clientes e, também, para quem deseja expandir a franquia. Isso porque vai garantir a mesma estrutura em todos os restaurantes da rede.  

Atender essas exigências essenciais é muito fácil quando você adota os equipamentos e acessórios certos para sua cozinha industrial.   

É o caso dos produtos da Top Taylor que unem modernidade e tradição; eficiência e durabilidade; praticidade e qualidade!  

Além disso, você conta com o suporte de uma equipe altamente especializada, desde o momento da escolha dos produtos até a assistência técnica.  

 

App de delivery: faça sua escolha e prepare seu restaurante com equipamentos de qualidade 

Na hora de escolher um app de entrega que colabore para o sucesso de sua cozinha industrial, você tem duas opções. Os já existentes, de empresas de entrega, ou de desenvolver seu próprio aplicativo de delivery para restaurante.  

Os dois têm prós e contras, bem como pontos em comum. Entre eles, garantir um sistema de gestão que facilitará sua operação, rastreamento de pedido e segurança no pagamento. Afinal, o cliente precisa pagar pela plataforma para finalizar a compra.  

Mas, lembre-se: para sua operação funcionar com eficiência, sua cozinha industrial deve estar equipada com equipamentos de ponta, como os da Top Taylor.   

Eles vão garantir a qualidade, padronização e agilidade que seu negócio precisa para evoluir, superando desafios.  

E, então, gostou de saber como funciona um aplicativo de delivery para restaurante? Deixe seus comentários e continue acompanhando as novidades em food service acessando nosso Blog.